Representantes da Prefeitura de Gramado, receberam na manhã de ontem, domingo (22), uma visita institucional do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff Barreiros. A vinda para o município teve como objetivo realizar uma vistoria técnica em áreas atingidas pelas chuvas de 2024, nas quais Gramado possui projetos cadastrados junto ao Governo Federal para a captação de recursos.
A comitiva esteve na obra de ligação entre os bairros Piratini e Prinstrop – que será retomada, visitou o bairro Piratini (regiões sul e norte), conferiu a atual situação da rua Gil que abrange a área da rua Emílio Leobet e acompanhou o andamento da obra de contenção da encosta do bairro Três Pinheiros.
“Estamos empenhados para aportar recursos e resolver os problemas destas comunidades. São soluções de engenharia complexas, mas vamos garantir a segurança destes moradores e a volta da normalidade no menor tempo possível”, comentou o secretário Wolnei Wolff.
“Agradecemos a atenção do Governo Federal, temos urgências e tenho certeza que esta vistoria presencial será fundamental para dar agilidade nos processos”, avalia o prefeito Nestor Tissot.
No mesmo dia, o prefeito Gilberto Cezar recebeu o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, para uma visita técnica à Rota Panorâmica, que sofreu muitos estragos após a catástrofe climática do ano passado. A vistoria foi acompanhada pela equipe da Defesa Civil Nacional, da Prefeitura e pelo deputado estadual Joel Wilhelm (Progressista)
A agenda teve como foco a verificação dos pontos mais afetados por deslizamentos e a definição de medidas conjuntas para a recuperação da estrada.
Barreiros reforçou o comprometimento do Governo Federal com o município. “A Defesa Civil Nacional está ao lado de Canela neste momento. Viemos para ouvir, orientar e trabalhar juntos, unindo esforços para garantir que o projeto de reconstrução da Rota Panorâmica avance”, afirmou o secretário.
Gilberto Cezar destacou a importância do apoio federal. “Desde o início da gestão, temos trabalhado para viabilizar soluções definitivas para a Rota Panorâmica. O cadastramento […] foi uma das primeiras providências da nossa gestão e demonstra o compromisso com a recuperação da estrada”, ressaltou.
Foto: Ascom/PMG